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mar
10

Há mistérios espalhados pelos quatro cantos do conto.

Maninho,
Imagine-se em um cinema do interior de uma cidade pequena e pobre, como sempre, cercada em um curral eleitoral, tendo como ‘dono’ um coronel fazendeiro ou madeireiro, desses da antiga que no presente ainda rende versos de escárnio, sem compromisso com o futuro, com a preservação… Veja-se caminhando, depois de uma sesseção do filme os Pássaros… sua casa fica a uns duzentos metros da praça central, que adorna a igrejinha de uma torre, sem sino, apenas um chocalho de vaca fugideira, para anunciar a visita da dona morte. Imagine que, ao cruzar a linha do trem, claro, tem trem nessa prosa, como por encanto, veja-se na avenida paulista, bem em frente ao prédio da FIESP, nos reflexos envidraçados do grande monumento arquitetônico… Viu tudo isso? Não? Vá com calma. E agora viu? Claro que os pássaros estão te despertando o mêdo. O pânico começa a descer pelas pernas, a escorrer pelas mãos, os sofacos encharcando-se de suor moldando a camisa com figuras abstratas, nascidas sob a proteção do desconhecido. O coração saltitando como bunda em carroceria de toyota bandeirantes, desembestando ladeira abaixo. Tudo isso são referências do que foi um dia na vida de alguma alma nos arredores da nossa cultura. Agora, o quê está pra vir é maior que todos os Alfred Hitchcock juntos numa cessão terminada a meia noite. É a contrução do novo Ser. O fim do materialismo, capitalismo como leme singrando os destino. A nossa casa terra está chegando a idade adulta e por isso acomoda-se, descança sentando-se em placas almofadadas em pedras. A arrogância humana volta ao pó em destroços. Literalmente o material está ruindo. E nós choramos, choramos e muito. As naves já estão voltando, mas desta vez para resgatar as milhares de almas perambulandeiras. Faz tempo nós avistamos sinais…

Segunda-feira, Março 29, 2010 11:29:00 PM

 

Chafaríz da casa das Onze Janelas – Belém – Pará – 2007

Foto Abdias Pinheiro 

(C) Todos os direitos reservados. É proibida a reprudução total ou parcial sem autorização do autor


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