por Amarílis Tupiassu
“Indigna já só a ideia de reduzir o Pará a Belém e Zona do Salgado. Coisa de político-forasteiro mal-agradecido. O cara chega à casa alheia, que o acolhe com hospitalidade, e se revela um aproveitador. Entra, fuça a geladeira, abanca-se no melhor sofá, escancara as portas dos quartos, e a gente sabe: é um folgado. Chora, estremece por seu estado de nascença, enquanto explora e desdiz do Pará, de que só pensa em chupar tudo, até o Estado inteiro, se deixarmos.
O retalhador do estado (dos outros) chega e se espalha feito água. Abanca-se, invade a cozinha, destampa, tem o desplante de meter o dedo na panela, antes do dono da casa, lambuza as mãos, lambe os dedos. Como nós, os paraenses somos cordiais, ele confunde cordialidade com liberalidade. Vem, vai ficando, mergulha de unhas e garras afiadas em terras e política. Espalhado, o aproveitador, pronto, enriqueceu, encheu a pança. Fez-se fazendeiro, político de muito papo (balofo), o cara de pau. Alguns não dispensam trabalho escravo e agora dão de posar de redentores da miséria do Pará, como se só no Pará houvesse miséria. E cadê? Ih, já nas altas cúpulas, armando discórdia, querendo porque querendo dividir o estado do Pará, ‘disque’ porque é estado imenso e pobre, como se os miniestados brasileiros fossem paradisíacos reinos de felicidade, nenhum faminto sem teto, nenhum drogado, saúde e escola nos trinques, nada de tráfico e exploração de menores. Balela de retalhador!
O retalhador (do estado alheio) tem no cérebro sinal de divisão. Só quer dividir, não seu estado, onde o espertalhão não conseguiu levantar a crista. No Pará, não se contenta em ser fazendeirão, explorador de miseráveis. “Quero um estado pra mim, Assembléia Legislativa, rumas de assessores, Tribunal de Contas com obsceno auxílio-moradia, mesmo que eu tenha casa própria”.
E o retalhador já quer governar o estado (dos outros), quer reino e magnífica corte própria, algo comum nestas terras brasílicas dominadas por quadrilhas de políticos cara de pau, porque os dignos, vergonha na cara, os que lutam a valer por um Brasil de união, ordem e progresso, estes raros políticos dão uma de éticos e não põem a boca no trombone.
Não, o Pará não é casa de engorda e enriquecimento de esquartejador da terra dos outros. Mas o pior é que eles se juntam até a certos políticos paraenses, que, em vez de dizer não decisivo e absoluto à divisão, ficam em cima do muro. É que os muristas, paraenses também não são flor que se cheire. Incrível que políticos paraenses admitam o roubo oficial das ricas terras do Pará. Pendurados no muro, os muristas paraenses só pensam na engorda de seus vastos currais e não em defesa e união.
Sim, quem quer esfacelar o Pará? Deputados de longe que lambem os beiços por se apoderar do Marajó, do Tapajós, de Carajás. Risíveis os argumentos separatistas: “A imensidão do Pará impede seu progresso”. Nada! Papo de político! É vasta a miséria dos estados pequenos e do Brasil mal governado. Dividir vem da omissão de políticos do Pará, eles em ânsias por suas lasquinhas. Separatista daqui e de fora quer é feudo, castelo, mais poder. O mapa do Pará lembra um buldogue. Ele precisa de brio, amor-próprio, rosnar, se quiserem reduzi-lo em retalho. O Pará quer paz e união. Vamos calar os esquartejadores que boiam, do fracasso em seus estados, ao sonho de esfacelar o Pará. Vamos dizer não a mais essa mutreta de político espertalhão.”
Transcrito do Caderno Mulher de ‘O liberal’ – 13/12/09
vamos dizer nao a tal divisao,,,,,
É isso aí!
isso mesmo o Pará não pode ser dividido
Não concordo com a divisão e minha resposta é : NÃO, chega de pensar só em benificio proprio…..Antes de qualquer decisão pergunte ao povo Paraense se eles concordam com a divisão e faça uma votação com os cidadãos do Pará, mas faça uma votação “limpa” para só em tão tomar qualquer decisão.
Estamos precisando de uma lista desses políticos separatistas, sabe onde obtenho?
Eu tambem gostaria, mas as vossas exelencias escondem direitinho.
É isso ai,vamos dizer não a divisão do PARÁ..
QUALQUER MANIFESTO ESTOU DENTRO
eu também sou contra a divisão do pará pq eles só fazem as pessoas acreditarem que vai ter mais emprego, pq vai ter outro governador etc.. mas isso é papo furado de gerar mais emprego para a população e sim só para aumentar mais a política para ter roubos e diga : NÃO À DIVISÃO DO PARÁ!
AMIGOS SOU PARAENSE DE CASTANHAL E ADORARIA SE ALGUM AMIGO QUE ELOGIA ESTA IGNORANCIA DE TEXTO AI ACIMA, ME DESSE 5 MOTIVOS QUE ME LEVE A NAO DIVIDIR O PARA. OLHA TODOS SO TEM A GANHAR MAS NAO VALE VIM COM ARGUMENTO MUCHO ALGO COM BASE OK MEU EMAIL E CARLOSRIVALDO@BOL.COM.BR.
Hum, ta bom! Igenuidade demais é pra desconfiar… A falta de sensibilidade do pensamento moderno e atual é impresionante. Divir o quê cara pálida? Leia o jornal pessoal do Lúcio Flávio Pinto.
Estou muito preocupada com essa divisão, não só como paraense, mas também como brasileira, que ama seu país como um todo e se preocupa com notícias que escondem algo por debaixo dos panos. Não é estranho que queiram a divisão do Pará, ao mesmo tempo que se pensa em alagar o rio Xingu para construção de hidrelétrica? A porção mais pobre (população) encontra-se exatamente na maior parte da divisão que fará divisa com Amazonas? Há muito tempo os políticos deixaram de se preocupar com o povo e mais com seus bolsos. Já conseguiram a porção norte do estado de Roraima. Estranho. E o povo acredita que é melhor para eles. Um bom administrador sabe distribuir as riquezas naturais extraídas de modo que todo o estado venha a ganhar. Se não sabem, aprendam com os velhos índios, que formavam uma sociedade justa, sem necessidade do dinheiro. Formavam o que hoje chamamos uma cooperativa,bem administrada pelo cacique. Mas no nosso país, os “inteligentes” acham que o índio, assim como o negro, não sabem nada. Quando morremos, só levamos os nossos sentimentos adquiridos e repartidos. O resto fica aqui apodrecendo. Cadê o ensino de ética, moral, religião em nossas famílias e escolas?
Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não,Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não,Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não. Esses politicos não amam nem as mães, maginen o nosso maravilhso, lindo, belo e magnifico estado. Alegam pobreza e tudo mais, mas, o que eles já fizeram por essses municipios Tapajós e Carajás, absolutamente nada, e agora eles estão preocupados com a pobreza. kkkkkkk . Ele dizem que o estado do Pará e imenso, e que estas areas ficam esquecidas pelo governo do estado, Mas, é bom lembrar também, que somos esquecidos pelo governo federal, e se for por isso, devemos nos separar do Brasil também. Por que eles também não tentam divivir o Amazonas? Sabe por que eles não tentam dividir o Amazonas que é imenso territorialmente? Por que lá não tem o que roubar. Fora o que eles dizem na campanha do SIM, estão jogando a população de Carajás e Tapajós, contra o resto dos paraenses, está tendo uma briga, desunião, desavensa, discórdia.
Mas, esses politicos serão os unicos que o povo paraense deve guardar para sempre, pois, vem eleições ai.
nao nao nao nao nao dividir meu para ja mais
NÃO, NÃO ,NÃO E NÃO MSM.
PASSOU DA HORA DA POPULAÇÃO ABRIR MAIS OS OLHOS E PENSAR NO QUE PODE ACONTECER NO ESTADO DO PARÁ. OS PARAENSES SEJAM ESPERTO E VOTEM UM _ NÃO_.
JÁ PARAM PARA PENSAR , ALEM DESSES POLITICOS MAIS FDPS FICAREM ROUBANDO E EXPLORANDO AS RIQUESAS, A POPULAÇÃO COMO SEMPRE SOFRERÃO MAIS DESIGUALDADES SOCIAS E TERÁ MAIS VAGABUNDOS NA POLITICA NO BRASIL.ESSE PAIS NUNCA VAI PARA FRENTE, COM ESSA POUCA VERGONHA .
rapaz!!! se o que dizem os separatistas que dividindo o para vai melhorar, então vamos divir a amazônia toda. tem muitos paises ricos mundo a fora dooooido pra filar um pedaço dela ou melhor, vamos dividir o BRASILzão por que, nós não estamos consequindo nem sequer olhar e dar segurança as nossas fronteiras que são popularizadas pelos traficantes. se é por má administração. que NAS PROXIMAS ELEIÇÕES TENHAMOS MAIS VERGONHA E PROCURAMOS CONHECER O QUE FIZERAM NOSSOS POLITICOS EM SEUS MANDATOS ANTERIORES E VOTEMOS CONCIENTES PARA NÃO HAVER ARREPENDIMENTO POSTERIOR
DIGA NÃO AOS APROVEITADORES DE PLANTÃO DIGA NÃO A DUDA MENDONÇA AQUI NÃO PRECISAMOS DESSES PILANTRAS INTERESSSADOS EM FILAR NOSSAS RIQUEZAS
OU ENTÃO SE É TÃO BOM DIVIDIR DIVIDA SUA CASA TALVEZ VOCÊ SÓ PRECISE DE UM COMODO PARA MORA